segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atividades professor Fernando Hernandez


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PALESTRAS COM O
PROF. FERNANDO HERNÁNDEZ
(FACULDADE DE BELAS ARTES DE BARCELONA)

DIA 31 DE MAIO DE 2012

08 h – 12 h :
AULA: “CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO”
LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Av. Getúlio Vargas, 200.

20 h :
CONFERÊNCIA: “ARTE, CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO”
LOCAL: MAMM (Museu de Arte Murilo Mendes)
Rua Benjamin Constant, 790. (antiga reitoria)

ENTRADA GRATUITA E ABERTA A ESTUDANTES, PROFESSORAS/ES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DAS ARTES.


Biografia: doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Tem 50 anos e há 20 se dedica a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola. Escreveu Transgressão e Mudança na Educação (Ed. Artmed).

O que ele diz: a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.

Um alerta: todo projeto precisa estar relacionado com os conteúdos, para não perder o foco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão do trabalho.

Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. “Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes”, lembra. “Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos.”

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296380.shtml

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