Na última semana de maio, a UFJF promove a segunda edição do seminário “Repensar a universidade: renovar a prática acadêmica”. O objetivo do encontro é propor uma reflexão acerca da evolução da busca pelo conhecimento dentro da universidade através de debate entre seus atores.
O evento ocorre entre os dias 28 de maio e 1º de junho, sempre às 19h, no Anfiteatro da Reitoria. A participação, gratuita, é aberta a toda a comunidade acadêmica, mediante inscrição. Os interessados podem acessar o formulário de inscrição e a programação do evento, clicando aqui. É possível participar de cada uma das palestras separadamente.
Segundo o pró-reitor de Graduação e organizador do evento, Eduardo Magrone, “a ideia do seminário é fazer com que a instituição pare para pensar nela mesma, e possa decidir sobre as mudanças necessárias com mais densidade, mais profundidade, sabendo exatamente aquilo que está fazendo. Buscamos realizar um debate sobre as mudanças que estão ocorrendo no ensino universitário, tanto brasileiro quanto estrangeiro”.
Em setembro do ano passado, a UFJF promoveu a primeira edição do seminário. Na ocasião, foram apresentadas questões como o modelo universitário da Europa, avaliações aplicadas e interdisciplinaridade. “Apesar de contarmos com uma presença qualificada em 2011, esperamos atingir um público maior nessa edição”, diz Magrone. Ainda segundo ele, a soma dos debates das duas edições resultará em um livro, que pode servir como instrumento às direções pedagógicas em suas próximas decisões relativas às adequações no ensino universitário.
Programação
Durante a programação, diferentes temas serão colocados em pauta. No primeiro dia, o reitor Henrique Duque abrirá o ciclo de palestras juntamente com Eduardo Magrone. Em seguida, o professor Aloísio Teixeira, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta o tema “O que é uma universidade?”.
Na terça-feira, a professora francesa Anne Marie Autissier, da Universidade de Paris VIII, fará uma exposição sobre os rumos das universidades europeias em meio à crise. O coordenador de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFJF, Alexander Moreira de Almeida, ficará responsável por apresentar o panorama nacional e secretária de Comunicação da UFJF, Christina Musse, media o debate.
No terceiro dia, a coordenadora de Formação de Professores e Políticas educacionais da UFJF, Maria Assunção Calderano e a professora Célia Nunes, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), debaterão na mesa “Os desafios da formação de professores na universidade do século XXI”. A ideia é observar as mudanças no modelo de ensino dos dias atuais, e as adequações necessárias na maneira de lecionar dos docentes. A mediação fica por conta da professora do Departamento de Educação da UFJF Diva Chaves Sarmento.
Na quinta-feira, ocorrem dois debates bastante pertinentes na atualidade. O primeiro, intitulado “A universidade como fator de transformação das comunidades”, será ministrado pelo líder indígena Ailton Krenak. Já o segundo traz o líder do grupo Educafro, Frei David, para discutir as cotas. “As universidades brasileiras adotam uma meritocracia justa ou injusta? Como as ações afirmativas/cotas ajudam nesta reflexão?” será o tema da mesa mediada pelo professor do Departamento de Educação Julvan Moreira de Oliveira.
Encerrando as atividades do seminário, no dia 1º de junho, os professores Dilvo Ristoff, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Vera Lúcia Jacob Chaves, da Universidade Federal do Pará (UFPA), estarão na mesa “Perspectivas atuais para a universidade brasileira”, sob a mediação do pró-reitor de Magrone.
Segundo Magrone, a presença de docentes de diferentes instituições e de pessoas que não são ligadas diretamente à universidade é um fator enriquecedor. “Queremos palestrantes que tragam pontos de vista plurais, heterogêneos e até mesmo conflitantes com os nossos, o que é muito bom para realizar um espaço de debate”, conclui.
Outras informações: (32) 2102-3914 (Pró-reitoria de Graduação)
Fonte: http://www.ufjf.br/secom/2012/05/11/ciclo-de-palestras-e-debates-irao-repensar-a-universidade-a-partir-do-dia-28/
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