terça-feira, 8 de novembro de 2011

Selton Mello - O palhaço


O filme O Palhaço estrelado e dirigido por Selton Mello é daqueles filmes leves, sensíveis, mas que também nos fazem refletir sobre a vida e nossas "missões", ou objetivos. Lembrei-me um pouco de Chaplin, tão leve, distraído, nonsense e ao mesmo tempo tão tocante.
O enredo é simples: um circo e os pequenos conflitos de mambembes que passam por belas cidades de Minas Gerais - aliás, parte do filme foi rodado em Ibitipoca, o que nos permite ver as lindas paisagens, quase um pequeno paraíso.
Um palhaço triste (Selton Mello) - o Pangaré, que vai herdando do pai , o palhaço Puro Sangue (Paulo José), o circo, com todas as obrigações de cuidar e administrar o espaço e, além disso, ainda, tem a missão de divertir o público.
O palhaço entra em crise, perde a alegria, perde a vontade de administrar os outros artistas, vai atrás de uma identidade perdida ou adormecida e, ao poucos, conquista novamente a alegria, graças a São Filomeno.
No final, uma mensagem aos espectadores: "O gato toma leite, o rato come queijo, e você, qual é a sua vocação?" Vale pensar no assunto, vale assitir ao filme e sair leve do cinema, ou nem tanto, visto que alguns também vão querer descobrir sua vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário