segunda-feira, 30 de abril de 2012

Acho que já dá gostinho de discussão para maio!

O Presidente Negro. Um livro assustador

mai 12, 2008 by     51 Comentários    Postado em: Economia
omaba-1.jpg
Será Barack Obama o primeiro presidente negro dos EUA,
previsto por Monteiro Lobato em 1926?
Tive que ir a Brasília para uma reunião, neste final de semana, e aproveitei as sempre entediantes horas de espera em aeroportos e vôo para ler O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. Há tempo estava curioso sobre este que é o único romance escrito pelo fabuloso criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, Reinações de Narizinho, Jeca Tatu e tantas outras obras que ninaram e continuam ninando a infância de várias gerações brasileiras. Vou dizer uma coisa a vocês: O Presidente Negro é um livro assustador.
Assustador em vários sentidos. Primeiro pelo caráter premonitório da obra. Em 1926, Lobato prevê a invenção de um tipo de radiotransmissão de dados que possibilitaria o ser humano a cumprir suas tarefas da própria casa e sem a necessidade de se deslocar para o trabalho. Fala também do desaparecimento do jornal impresso porque as notícias serão “radiadas” diretamente para a casa dos indivíduos e aparecerão em caracteres luminosos numa tela – exatamente como acontece com quem está lendo esse texto. Em uma palavra atual: internet.
Mas as premonições não param por aí.
monteiro-lobato1.jpg
Terá sido o criador da boneca Emília um nazi-facista?
Às vésperas de viajar para os Estados Unidos como adido comercial da embaixada brasileira, Monteiro Lobato preconiza a eleição de um presidente negro nos EUA. O momento político (no ano de 2228) que possibilitaria isso viria da divisão da raça branca, entre um candidato do Partido Masculino (Kerlog) e uma candidata do Partido Feminino (Evelyn Astor). A neofeminista Evelyn Astor está com a vitória praticamente garantida e eis que surge o líder negro Jim Roy, que acaba eleito presidente.
Uma assustadora semelhança entre o que acontece hoje nas eleições ianques. Será Barack Obama o Jim Roy de Lobato?
Não vou contar aqui o desfecho da obra, mas adianto que a raça branca se une para evitar que Roy (Obama?) assuma o poder.
A obra é ainda mais assustadora por causa de uma eloqüente defesa da eugenia. O sensível criador da boneca Emília faz uma argumentação extensa, na boca de vários personagens, das vantagens de leis que eliminem da sociedade surdos, mudos, deficientes, tarados, ladrões prostitutas e toda sorte de aleijados físicos e morais. Uma purificação racial levada às últimas conseqüências.
A defesa da eugenia é tão efusiva e, em alguns momentos, despropositada que sugere fortemente ser um ideal não dos personagens mas, sim , do autor. Terá sido Monteiro Lobato um nazi-fascista?
presidente-negro.jpg
O livro está em promoção no Submarino, clique na capa se quiser comprar
De qualquer forma, é um livro de leitura atualíssima. Recomendo muitíssimo.



fonte: http://acertodecontas.blog.br/economia/o-presidente-negro-um-livro-assustador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário