domingo, 29 de julho de 2012

Conheça Mrs. Dalloway


 A leitura do mês de julho do grupo Parazer da Leitura, o livro  Mrs. Dalloway, da escritora inglesa Virginia Woolf é um romance que tem um enredo simples e uma estrutura bastante fragmentada, isso faz com que o leitor tenha de ficar atento, pois é como se a narrativa fosse construída a partir das digressões de diversas personagens, criando, dessa forma, um mosaico de personagens que se misturam à Londres pós-guerra, ambiente da narrativa.


  

A narrativa começa com a personagem principal indo, pela manhã, comprar flores para uma recepção que irá dar naquela noite em sua casa. A partir das ações cotidianas dela e das outras personagens, "as viagens interiores", conflitos, crises de identidade e emoções vão sendo apresentadas, como se o cotidiano fosse abalado com as lembranças do passado e a crise do presente: é o fim da guerra despertando crises políticas, e é também, as crises pessoais de Clarissa, Petter, Richard, Elizabeth, Septimus e tantas outras personagens que vão se costurando e se mostrando na trama, com suasdores e fraquezas, apresentando-nos um grande mosaico de incertezas, lembranças e sonhos.

"Virginia Woolf insiste que a enormidade da vida não aparece apenas nos temas grandiosos que eram a inspiração do romance, e coloca um intenso dia-a-dia como persongem principal dessa história emocionante."






Para aqueles que gostam de ir além do livro, vale ainda ver o filme As Horas, de 2002, dirigido por Stephen Daldry, que é uma excelente leitura dessa obra de Woolf misturada com a biografia da autora, é uma boa maneira de conhecer Mrs. Dalloway. Para quem ainda não conhece o filme, segue o trailler:


http://www.youtube.com/watch?v=he8cR7skklA

Nenhum comentário:

Postar um comentário