sábado, 16 de fevereiro de 2013

Política para não ser idiota: pequenas lembranças


Lendo o livro Política para não ser idiota de Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro voltei no tempo, na época que além de  estudante universitária era militante estudantil e militante de determinado partido político, do qual continuo filiada, mas não tão presente como deveria. 



Naquela época, lembro-me de um curso de formação política em que lemos o livro Capitalismo para principiantes do jornalista Carlos Eduardo Novaes com ilustrações de Vilmar Rodrigues, os autores basicamente contam “a História da relação entre o Homem e os sistemas de produção econômica,com foco tanto no Brasil quanto no Mundo, por meio de cartuns, de textos curtos gírias (...)”. Era um livro com clara ideologia de esquerda para militantes de esquerda, escrito, provavelmente, no início da década de 1980, quando conceitos como liberdade e democracia apareciam quase que como pitadas em meio à grande discussão feita pelos autores sobre o mal estar que o capitalismo proporcionava à sociedade. Os autores concluem o livro afirmando que os capitalistas disfarçam tal sistema econômico apelidando-o de democracia.


Talvez, por isso, ao ler o livro de Cortella e Janine, lembrei-me do livro de Novaes e Rodrigues, pois, para os dois primeiros, política e democracia são faces de uma mesma moeda, enquanto para Novaes e Rodrigues, democracia é apelido de capitalismo, penso que nem todo ao céu, nem toda a terra, não vejo capitalismo e democracia como sinônimos, mas também não acredito que política e democracia andam sempre juntas.

 Uma das charges do livro Capitalismos para Principiantes

Acredito que no próximo encontro do grupo Prazer da Leitura teremos muito o que discutir, espero que minhas lembranças do antigo livro de formação contribuam também com o debate.

Um comentário: