segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Apresentação do Grupo de Leitura "Prazer da Leitura"

Prezado leitor,

O nosso grupo literário tem o objetivo de divulgar informações referentes aos encontros presenciais de seus integrantes, bem como a disponibilização de informações relacionadas à literatura, à cultura e assuntos acadêmicos.
O grupo Prazer da Leitura teve seu início em 18 de março de 2007, quando ocorreu o primeiro encontro na casa de Lívia. O Grupo, no seu início, se caracterizava por ser um grupo de leitura espírita, intercalando sempre em seus encontros – que ocorrem sempre no último domingo de cada mês – uma obra espírita e uma obra literária. Em abril de 2008, foi trabalhada a última obra espírita, quando o Grupo passou a ser laico. A partir deste momento (2008 e 2009), o Grupo passou a alternar nas suas discussões obras de literatura, história, política, filosofia e sociologia, abrindo um leque maior na troca de aprendizados e experiências culturais.
Apesar de ser criado ainda em 2007, os registros de ata dos encontros somente ocorreram a partir de 2009, quando o Grupo passou por um processo de reformulação e criação de registros, tais como: Registro de Ata dos Encontros Mensais; Criação de um Blog na internet e até mesmo uma divulgação na imprensa local (Jornal Tribuna de Minas), além da Lista Interna de Discussão por e-mail.
Neste sentido, o Grupo Prazer da Leitura conta com uma Lista de Discussão Interna na internet (via e-mail), que fora criada junto com o Grupo (18 de março de 2007); com um Blog para Discussão, Comentários e Postagens de conteúdos, cujo é < http://http://www.grupoprazerdaleitura.blogspot.com/ >; com um Livro Ata, para registro dos encontros mensais e também com um Estatuto Interno, que rege os procedimentos e a dinâmica do Grupo. Tal documento fora criado e aprovado pelos membros do Grupo no dia 31 de outubro de 2009.
Atualmente (outubro de 2010) o Grupo conta com 04 (quatro) membros permanentes. São eles: Raphael Reis (formado em História); Marcelo Novais (formado em História); Pablo P. Costa (Arquiteto) e Paulo Tostes (formado em Letras).
Os encontros literários, que ocorrem sempre no último domingo de cada mês, acontecem na casa de um dos integrantes ou em um local público escolhido previamente pelo Grupo. Os últimos encontros têm ocorrido no Planet Music, na Avenida Independência.
Enfim, se você se interessar em conhecer o grupo e até mesmo fazer parte, entre em contato através do e-mail: raphaeloliveirareis@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Caro Raphael,

    Muito boa a sua sinopse sobre o grupo de leitura. Objetiva e explicativa ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir