quarta-feira, 13 de julho de 2011

22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga


Estão abertas, desde o dia 1º de julho, as inscrições para o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música. O evento será realizado entre os próximos dias 17 e 30 e oferece um variado programa artístico com concertos, cursos e palestras voltados tanto para o público leigo quanto para o especializado.
Abertas gratuitamente para o público, as apresentações acontecerão no Cine-Theatro Central, no Teatro Pró-Música, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), no Colégio dos Jesuítas, em Igrejas e espaços públicos de Juiz de Fora. Nesta edição, mais uma vez, o festival ultrapassa os limites da cidade e leva apresentações para as cidades de Tiradentes e Prados.

Tradição e incorporação
O 22º Festival é o primeiro grande evento do Pró-Música depois de efetivada sua incorporação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), consolidada no último dia 9 de junho. No Brasil, o evento consta no calendário nacional provocando anualmente grande expectativa no meio artístico. O evento marca a continuidade de um trabalho de excelência desenvolvido desde o quinto ano de existência do centro cultural.
O esforço intenso de especialistas pela pesquisa e ensino do legado da música colonial torna possível a transmissão de uma importante tradição musical para as novas gerações. Seus trabalhos estão registrados em 19 CDs, um DVD e nove livros, divulgados internacionalmente. “No calendário internacional, o evento está ganhando relevância através da divulgação de um material que impressiona os especialistas do exterior por sua qualidade. Eles ficam estarrecidos em conhecer a qualidade da música apresentada”, afirma o diretor geral do Centro Cultural Pró-Música, Júlio César de Souza Santos.
Salienta o reconhecimento do Festival a quantidade de prêmios que detém. Nos últimos anos foi laureado com o Trofeu Guarany do Prêmio Carlos Gomes, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Ministério da Cultura, e recebeu a insígnia da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Casa Civil da Presidência da República.

Cursos e palestras para músicos
Serão oferecidos 48 cursos de instrumentos antigos e modernos. Para as crianças, oficinas de flauta, violino e violoncelo, para alunos iniciados no assunto. As aulas, ministradas por professores nacionais e internacionais vindos da Holanda, dos Estados Unidos e da França, são voltadas para um público dedicado ao estudo da música. O Master Class internacional de música antiga fica a cargo do conjunto francês Doulce Mémoire, com lições de flauta doce, luth et guitarre renascentista e canto renascentista.
Palestras que tratam de temas como a ópera barroca italiana e francesa, serão ministradas no auditório do Colégio dos Jesuítas. Confira a programação completa no site do Pró-Música.
Os interessados nos cursos devem preencher uma ficha de inscrição e pagar a taxa de R$ 120 por curso por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, agência 0024-8, conta 6745-8, ou cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música. O comprovante do depósito precisa ser enviado junto com a ficha de inscrição para o e-mail promusica@terra.com.br ou por fax (32) 3216-4787. Os cem primeiros inscritos ganham alojamento gratuito e os 150 primeiros alimentação sem custo.

Comentários didáticos
Uma novidade implementada no 22º Festival são os comentários didáticos. Antes dos concertos, o público participará de uma conversa com o professor Rodolfo Valverde a respeito da obra apresentada. Serão explicações sobre o programa e o artista que proporcionarão ao ouvinte leigo uma apreciação mais adequada e prazerosa.
A “ilha cercada de pianos por todos os lados” vai ter no mês de julho ligação ainda mais íntima com a boa música. É o que crê Júlio César, confirmando a vocação cultural de Juiz de Fora. “Nossa cidade tem uma população que prestigia arte e a felicidade de ter em sua cidade uma instituição devotada à cultura como o Pró-Música.”

Outras informações: (32) 3216-4787 (Assessoria Pró-Música)

www.promusica.org.br


Fonte: Disponível em [http://www.ufjf.br/secom/2011/07/12/festival-internacional-de-musica-colonial-e-antiga-comeca-domingo-interessados-ainda-podem-se-inscrever/]. Acesso: 13/07/2011

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. Melhor ainda o seu conteúdo retratado. É muito bom saber que apesar de alguns reveses na área econômica, Juiz de Fora vem se afirmando cada vez mais na área cultural, cujo evento destacado é sem sombra de dúvida a sua principal expressão.

    ResponderExcluir