terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ciências Sociais seleciona bolsistas para Parlamento Jovem de Minas

Promover uma reflexão sobre a importância da participação política na construção de uma sociedade e estimular o debate e a pesquisa de assuntos relacionados a legislação. Este é um dos objetivos do Parlamento Jovem de Minas, de Juiz de Fora. O projeto, desenvolvido pela Câmara Municipal, por meio do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está selecionando bolsistas que tenham interesse em atuar como monitores nos trabalhos realizados em escolas do ensino médio das redes pública e privada da cidade. As inscrições deverão ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 26, entre 14h e 17h, na sala 20, bloco A, no quarto andar do prédio novo do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus, ou pelo e-mail mendes_rocha@yahoo.com.br.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar uma carta de intenção, contendo os motivos que os levaram a participar do projeto e o histórico acadêmico. Poderão participar da seleção estudantes regularmente matriculados no curso de Ciências Sociais e graduandos que tenham cursado pelo menos os três primeiros períodos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Os monitores serão responsáveis pela organização de oficinas teóricas e práticas, pela organização dos Grupos de Trabalho, entre outras atividades.
De acordo com a coordenadora do projeto na UFJF, professora Marta Mendes, “o programa contribui para a formação acadêmica, à medida que oferece aos graduandos a possibilidade de desenvolver na prática questões relacionadas à profissão”. No entanto, Marta ressalta que os principais beneficiados com a ação são os alunos das escolas participantes. “É a primeira experiência que eles têm com a política. Esse contato mais próximo desperta o interesse pelo assunto e ajuda a criar cidadãos mais conscientes.”
A seleção ocorrerá entre 7 e 9 de fevereiro. Os candidatos serão submetidos a uma entrevista com a professora, Marta Mendes e com o sociólogo da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Sérgio Dutra. No total serão oferecidas sete bolsas, no valor de R $240. O projeto tem duração de cinco meses, com carga de 20 horas semanais.
Parlamento Jovem de Minas
O projeto teve início em Belo Horizonte, e há dois anos foi instalado em Juiz de Fora. Um dos principais objetivos da iniciativa é despertar o interesse dos jovens estudantes pela política. Por meio de discussões e debates, os alunos elaboram diversas propostas que são encaminhadas para o Parlamento Mineiro. Além disso, os estudos podem contribuir para as legislações municipais. Atualmente,12 cidades do interior do estado adotam o programa.

Acesse aqui o edital completo para seleção de bolsistas para o Parlamento Jovem de Minas
http://www.ufjf.br/ich/files/2012/01/Edital-bolsistas-PJ-2012.pdf
Outras informações: (32) 2102-3204 (Ciências Sociais)
www.ufjf.br/graduacaocienciassociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário