sábado, 27 de novembro de 2010

Globo Universidade : Educação UFJF


http://globouniversidade.globo.com/Portal/globouniversidade/pop/tvg_globouniversidade_pop_videos/0,,PGU_27_novembro_2010,00.html

Neste sábado, 27 de novembro, o Globo Universidade visita a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF) para mostrar como são formados professores e gestores do ensino fundamental. O repórter Paulo Mário Martins apresenta o papel da universidade no processo de melhoria da qualidade do ensino básico e conta como as pesquisas e os cursos oferecidos podem ajudar à escolarização da sociedade brasileira.
Para trabalhar com educação básica, é obrigatório por lei ter graduação em Pedagogia ou Licenciatura. As Licenciaturas são cursos que associam os aprendizados de conteúdos específicos (por exemplo, Física) ao de práticas pedagógicas e didáticas. Estudantes que optam somente pelo bacharelado e querem atuar como professores precisam também completar seus estudos com a Licenciatura. “O profissional deve compreender como se dá o aprendizado, qual é a função da educação, sua história, as metodologias de ensino e ter uma noção das políticas públicas na área”, descreve a diretora da Faculdade de Educação da UFJF, Diva Chaves.
Além da teoria, o estudante também faz estágios supervisionados que têm como objetivo permitir que ele vivencie o ambiente de sala de aula. Para se graduar, são necessárias pelo menos 400 horas de estágio. “Um professor bem formado deve saber lidar com a criança ou com o jovem e ter paciência e clareza para entender seu papel como formador e orientador, principalmente nos primeiros anos de vida escolar de uma pessoa”, afirma a professora Diva. No estágio, o recém-formado é estimulado a desenvolver seu material didático, que é avaliado e ajustado de acordo com o plano pedagógico. “A grande tarefa do professor é ensinar o aluno a aprender”, explica a diretora da Faculdade de Educação.
Uma das áreas de referência da UFJF é a formação de gestores educacionais, que são os responsáveis pela administração de escolas, redes de ensino ou órgãos públicos ligados à educação.  Para isso, criou em 2010 o primeiro mestrado profissional em gestão e avaliação da educação pública, composto por atividades à distância e presenciais. “Nossa experiência de mais de dez anos com redes públicas de ensino mostrou a necessidade de mão de obra especializada e de alto nível”, avalia a professora Beatriz Teixeira, coordenadora da atividade. “A nossa intenção é formar profissionais que sejam não só bons gerentes, mas também líderes de processos que mobilizem a comunidade escolar em prol de um ensino de melhor qualidade”, afirma.
No quadro Fora de Série, o programa entrevista Maria Leopoldina Pereira, pesquisadora do Grupo de Linguagem, Interação e Conhecimento (UFJF). Ela estuda o uso de blogs nas aulas de língua portuguesa como forma de estimular os alunos a publicarem seus textos. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer a professora Lina Kátia de Mesquita, coordenadora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFRJ) cujo trabalho está focado na avaliação, pesquisa e produção de indicadores educacionais que possam subsidiar projetos governamentais. No Toque de Mestre, Maria Teresa Freitas, professora de Pós-Graduação em Educação da UFJF, salienta que o bom educador deve ter certeza de sua vocação e informar-se sobre os melhores cursos e universidades que atuam na área. No Eu amo meu trabalho, a pedagoga Eliane de Paula Grizende descreve seu trabalho à frente de uma escola municipal.

Um comentário:

  1. Ótima reportagem. Apesar de eu não ter boa impressão do processo seletivo do Mestrado da Faced..... Eles são muito fechados e excluem à todo custo os candidatos que são da Educação e de Pedagogia.

    ResponderExcluir