quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conhecendo Juiz de Fora...

Para aqueles que vão passar suas férias em Juiz Fora, fica o convite para visitar alguns lugares, os quais representam nossa cidade. Para aqueles que já a conhece, fica o convite para (re) visitar.

Campos da UFJF

Além de ser considerada uma das melhores instituições de ensino do país, a Universidade Federal de Juiz de Fora foi criada em 1960 e é dona de um agradável espaço, sendo também aproveitada como local de lazer, descanso e para a prática de esportes.
Localização: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, Bairro São Pedro.
Informações: (32) 2102-3800


Cine Theatro Central

Inaugurado em 30 de março de 1929, o Cine Theatro Central é um dos maiores e mais belos teatros do país. Com quase dois mil lugares, está localizado em uma das ruas mais conhecidas de Juiz de Fora, o Calçadão da  Rua Halfeld. Atualmente, é administrado pela UFJF, destacando-se por sua acústica perfeita e pela flexibilidade, visto que é possível receber variados tipos de espetáculos em função de sua infraestrutura para montagens diversas. Desta forma, o espaço é palco de consagrados artistas da música, do teatro e da dança.
Localização: Praça João Pessoa, s/n° – Calçadão da Rua Halfeld – Centro.
Informações: (32) 3215-1400


Museu de Arte Murilo Mendes

Inaugurado em dezembro de 2005, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), é administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seu acervo foi formado a partir da doação da biblioteca e de obras de arte do escritor e poeta Murilo Mendes. O museu também é constituído por bibliotecas dos professores Arcuri e Guima. Graças a doações e parcerias com outros institutos similares, o acervo de artes plásticas também tem sido expandido. O espaço possui ainda laboratórios de conservação e restauração de obras de arte e duas galerias destinadas à exposição.
Localização: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.
Informações: (32) 3229-9070

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

Abrigado pelo prédio da antiga Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, o Centro Cultural oferece um amplo espaço com constantes exposições e apresentações. Além disso, no mesmo espaço funciona a Biblioteca Municipal Murilo Mendes e, ao lado, o Mercado Municipal, com doces caseiros, peças de artesantao, etc.Visite-o de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Localização: Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro.
Informações: (32) 3690-7052

Fórum da Cultura

Criado em 1971 pelo Professor Reitor Gilson Salomão, o Forum da Cultura é um espaço cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que envolve diversos segmentos de manifestações artísticas, principalmente, o teatro. Tem realizado um excelente trabalho unindo cultura, ensino, pesquisa e extensão. Mensalmente oferece duas exposições, uma em sua Galeria de Arte, e outra em seu Museu de Cultura Popular. A visitação é gratuita.
Localização: Rua Santo Antônio, 1112, Centro
Informações: (32) 3215-3850


Morro do Imperador

O local ganhou este nome por causa da escalada feita por Dom Pedro II, em 1861, no intuito de apreciar melhor a cidade. O Morro do Cristo, como também é conhecido, é um dos atrativos turísticos de Juiz de Fora que o turista não deve deixar de visitar. Por ser um dos pontos mais altos da cidade, é possível contemplar uma vista panorâmica da mesma. O local contém ainda um jardim com bancos, playground, além de barracas de doces e guloseimas. Uma atração para toda a família.
Localização: Acesso pelo Bairro São Pedro
Usina de Marmelos

Inaugurada em 1889 e considerada a primeira usina hidrelétrica da América Latina, a Usina de Marmelos foi tombada pelo patrimônio municipal de Juiz de Fora e transformada em espaço cultural em 1983. No espaço, foi criado também o Museu de Marmelos Zero, que desde 2000 é administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nele estão expostos documentos e peças referentes à hidrelétrica.
Localização: Estrada União Indústria, Km 182 – Retiro.
Informações: (32) 3229-3307


Museu Mariano Procópio

Fundado por Alfredo Ferreira Lage, o Museu Mariano Procópio é o primeiro museu de Minas Gerais. Este possui propósito de resgatar parte da essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império abrigando um significativo acervo com cerca de 50 mil peças. Além disso, o Museu está situado em um parque rico em espécies da fauna e flora brasileira.
Localização: Rua Mariano Procópio, s/nº – Mariano Procópio.
Informações: (32) 3690-1530

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, com sua edificação do século XIX, foi construída em local estratégico na cidade. Favorecida por suas árvores, a Igreja é um monumento que mistura variados estilos arquitetônicos, como o gótico e o românico. A igreja possui a primeira imagem do padroeiro de Juiz de Fora, Santo Antônio, com mais de 200 anos. Também é possível conhecer os diversos trabalhos sociais que a igreja oferece.
Localização: Rua Santo Antônio, 1201 – Centro.
Informações: (32) 3215-8141


Parque Halfeld

O local foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora no dia 29 de dezembro de 1989 eestá localizado no Centro, bem no coração da cidade. Com espécies diferentes da flora brasileira, o Parque oferece espaço para crianças, além de ser ponto de encontro da população juizforana. Ao lado do parque, está localizada a Igreja São Sebastião, reica em detalhes litúrgicos, históricos e culturais.
Localização: Avenida Barão do Rio Branco, s/n – Centro

Parque da Laginha

Fundado em 1983,  o Parque da Lajinha é o lugar ideal para passeios, piqueniques e práticas de esportes. Ocupa uma área verde de 140.000 m² onde possui duas cachoeiras, um lago, quiosques, campo de futebol, etc. Funciona todos os dias das 7h às 18h.
Localização: Avenida Paulo Japiassu Coelho, s/n trevo de cruzamento para o Aeroporto e a BR 040.
Informações: (32) 3690-8326
Praça da Estação

Próxima ao Rio Paraibuna, a Praça da Estação foi inaugurada no início do século XIX para servir à Estrada de Ferro D. Pedro II. O espaço, também utilizado como palco de grandes manifestações e comícios políticos, é dono de um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Juiz de Fora.
Localização: Praça Dr. João Penido (Rua Halfeld) – Centro

Casa de Cultura

Espaço acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Casa de Cultura possui galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmotecas e salas de vídeo com aproximadamente 30 lugares.
Localização: Av. Rio Branco, 3372. Juiz de Fora/MG.
Informações: (32) 3215-4694
Estádio Municipal

Palco de jogos do campeonato estadual e nacional, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, localizado no Bairro Aeroporto, foi inaugurado em outubro de 1988 e oferece estacionamento, banheiros e bares.
Localização: Rua Eugênio do Nascimento, s/n (próximo) – Aeroporto.
Informações: (32) 3690-7382

Mirante da BR 040

Além de ser a mais importante rodovia de acesso a Juiz de Fora, a BR 040 também liga o município a importantes centros urbanos, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Sua região possui natureza privilegiada, sendo um dos locais estratégicos para se ter uma bela vista.
Localização: Km 794, BR 040
Museu Ferroviário

Com sua localização privilegiada, o Museu Ferroviário, além de ser uma atração turística de Juiz de Fora, é considerado também um recurso pedagógico para as escolas. Atualmente o Museu funciona de segunda a sexta-feira.
Localização: Av. Brasil, 2001 – Centro.
Informações: (32) 3690-7055

Painéis "As Quatro Estações" e "Cavalos"

Localizados na Rua Halfeld na fachada do Edifício do Clube Juiz de Fora, as obras do renomado Cândido Portinari foram adquiridas 1956. uma bonita obra ao alcance de todos que trafegam pelo local.
Localização: Esquina da Rua Halfeld e da Av. Barão do Rio Branco – Centro.
Palacete Santa Malfada

O edifício foi construído no final da década de 1850 pelo comendador Manoel do Valle Amado com a finalidade de ser doado ao Imperador Dom Pedro II. Porém, Dom Pedro determinou que a obra fosse utilizada para fins escolares ou assistenciais. Adquirido pelo Estado em 1907, o edifício foi ocupado pelo primeiro grupo Escolar de Minas Gerais e tombado, integrando-se ao patrimônio municipal, desde janeiro de 1983. Hoje abriga a Escola Estadual Delfim Moreira.
Localização: Av. Rio Branco, 2437, esquina com a Rua Braz Bernardino.
Informações: (32) 3216-6585

Museu do Banco de Crédito Real


O Museu do Crédito Real abriga a história da instituição e peças do início do século XX como notas e moedas. No mesmo prédio, encontra-se o instituto Teuto-Brasileiro William Dilly que resguarda a história e cultura alemã. A sede do Antigo Banco Central de Crédito Real e o Acervo do Museu do Crédito Real é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
Localização: Rua Getúlio Vargas, 455 – Centro.
Informações: (32) 3211-0770
Repartições Públicas

As obras do prédio das Repartições Públicas foram finalizadas em 1944 seguindo o padrão arquitetônico da época, sendo construído em estilo eclético, buscando harmonizar elementos clássicos. Atualmente, o prédio também abriga a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e o JF Informação, posto de atenção ao cidadão. A Câmara Municipal também compõe o seu cenário.
Localização: Av. Barão do Rio Branco, s/n (Parque Halfeld) – Centro.

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

O acervo do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no intuito de não somente retratar a história da engenharia, mas também como forma de conhecer mais sobre a evolução do conhecimento científico e histórico em geral. Seu acervo é composto por uma diversificada coleção de peças relacionadas a várias áreas da informática, engenharia e indústria do entretenimento.
Localização: Av. Barão do Rio Branco, 3400 (fundos/3° andar).
Informações: (32) 3214-4161

Museu de História Natural

Através do Museu de História Natural e do Museu se Etnologia Indígena é possível conhecer, respectivamente, através de seus exemplares a história evolutiva do homem desde o seu aparecimento no planeta e saber também sobre a cultura dos primeiros habitantes do Brasil.
Localização: Rua Halfeld (parte alta), 1179 – Centro. Juiz de Fora/MG.
Informações: (32) 3249-7761

Nenhum comentário:

Postar um comentário