quarta-feira, 1 de junho de 2011

"A Morte de Ivan Ilitch - Uma Breve Reflexão - "









Considerada por muitos como a melhor novela da literatura universal, A Morte de Ivan Ilitch, é um romance realista curto, de leitura rápida, mas de uma profundidade analítica marcante sobre o seu personagem principal, assim como de toda sua família. O romance conta a história de um bem sucedido jurista de família influente da sociedade russa, que no auge de sua carreira e de forma repentina, se vê em uma situação de decadência pessoal sendo agravada por um problema de saúde mal explicado e cada vez mais intenso que acaba levando-o à morte.
No livro, que é narrado em terceira pessoa, pode-se perceber alguns aspectos próprios deste estilo literário. O primeiro, e mais impactante é o seu começo. Inicia-se já com a parte final de sua vida, descrevendo todo o ambiente do seu velório, bem como os dilemas a serem enfrentados pela viúva. Além de uma análise sutil daquela sociedade, dentro de um contexto histórico próprio, vários outros aspéctos realistas podem ser identificados. Uma relação muito próxima com o grande escritor brasileiro Machado de Assis é marcante. Primeiro, a forma como se inicia o romance, como já mencionado, estabelecendo uma relação com Memórias Póstumas de Braz Cubas - colocando qualquer leitor desavisado em estado de choque - assim como uma descrição de ambos os personagens de forma a revelar suas identidades. Um outro aspecto é o fato de sua doença não ser explicada, muito menos levada à cura, muito embora os mais famosos especialistas da área tenham sido consultados, podendo ser entendida como uma crítica do autor aos mais variados cientificismos da época, colocando-se em paralelo com O Alinista de nosso grande autor em que seu personagem principal - Simão Bacamarte - que de médico psiquiatra, além de se equivocar na escolha de sua esposa sob o "ponto de vista fisiológico" se torna portador da lucura a qual até aquele momento era seu objeto de cura.
Enfim, a crítica social, ora de forma descritiva, ora de forma analítica de seus personagens, é algo de fundamental a ser percebido na obra de Tostoi em que se concilia narrativa, análise psicossocial dos personagens e contexto histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário