sábado, 17 de março de 2012

Grupo Prazer da Leitura completa 5 anos !!!

O grupo Prazer da Leitura completa esse mês 5 anos, e este post é dedicado a contar um pouco da sua história.

Criado em 18 de março de 2007, quando ocorreu o primeiro encontro na casa de Lívia, o Grupo Prazer da Leitura traçou como objetivo principal promover a literatura, o prazer pela leitura –  nas suas mais diversas áreas –  entre amigos, assim como propiciar a troca de experiências culturais entre seus membros. Com o amadurecimento adquirido, os membros do grupo perceberam que poderiam contribuir de alguma forma com a sociedade, criando um blog, no qual são divulgadas informações sobre a leitura do mês, além de informações literárias, culturais e acadêmicas - hoje é um espaço também para seus integrantes divulgarem textos de suas autorias.
 O Grupo, no seu início, caracterizava-se por ser um grupo de leitura espírita, intercalando sempre em seus encontros – que ocorrem sempre no último domingo de cada mês – uma obra espírita e uma obra literária. Em abril de 2008 foi trabalhada a última obra espírita, quando o Grupo passou a ser  laico, com decisão da maioria de seus participantes. A partir deste momento, o Grupo alternou em suas discussões obras de literatura, história, política e sociologia, abrindo um leque maior na troca de aprendizados e experiências culturais.



Atualmente (março de 2012) o Grupo conta com 05 (cinco) membros permanentes. São eles: Raphael Reis (o mais antigo, com 4 anos no grupo); Marcelo Novais; Marcos Godoy, Carla Machado e Pauliane Godoy. Os encontros literários, que ocorrem sempre no último domingo de cada mês, acontecem na casa de um dos integrantes ou em um local público escolhido previamente pelo Grupo.



Durante todo este período, desde sua criação até a presente data (março de 2010), várias pessoas já se inscreveram no Grupo e o deixaram, entre elas: Leonardo Gravina, Juliana Cetrim, Thalita Bastos, Thiago Castro, Eduardo Castro, Lívia Magalhães, Lara Magalhães, Welson Avelar, Gabriel Andrade, Leonardo Rosa, Thiago Serpa, Pablo Costa, Paulo Tostes, Luciana Grillo, Arísio Fonseca, Cícero Vilela, Vanessa Faria e Wallace Andriolli. No entanto não foi possível o levantamento de todos os nomes, visto a ausência de registros. Também foi possível recuperar a lista de obras lidas e discutidas desde a criação do Grupo, a qual está disponível neste blog.
Nesta data especial, desejamos aos que já participaram do grupo, nossos sinceros agradecimentos e aos que estão, os parabéns por continuarem tal iniciativa em prol de um mundo onde a leitura possa ser cada vez mais frequente e discutida.
Parabéns Grupo Prazer da Leitura!
Obs.: se alguém se lembrar de mais algum nome que já participou do grupo, favor nos comunicar, para que possamos registrar em nossos arquivos.



Obs.: Texto de Marcelo Novais (adaptado por Raphael Reis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário