terça-feira, 6 de março de 2012

A invenção de Hugo Cabret


O filme A invenção de Hugo Cabret  é uma adaptação do livro infanto-juvenil com o mesmo nome escrito por Brian Selznick, escritor e ilustrador norte-americano e  publicado em 2008. Livro e filme são belas homenagens à história do cinema.

Tanto no livro quanto no filme o ponto alto são as imagens, no caso do livro, desenhadas pelo próprio autor e no fime contando com a tecnologia do 3D, que faz toda a diferença, além  da sensibilidade e subjetividade de Martin Scorsese, o diretor.

A história se passa na Paris da década de 30, apesar da opção, no filme, pela língua inglesa,  da qual Hollywood e sua indústria cinematográfica obviamente agradecem, pois apesar de uma homenagem aos franceses percursores do cinema há este deslize da língua.  


Grande parte das sequências acontecem numa estação de trem, remetendo-nos aos irmãos Lumièrie e à primeira exibição de um filme  - o equivalente a alguns segundos de um trem em movimento - o que deixou vários espectadores apavorados à época, pois pensavam que seriam atropelados pelo trem da tela.

As metáforas acerca da máquina, da engrenagem aparecem o tempo todo, desde a imagem da cidade de Paris e suas largas ruas, até a chegada de um trem na estação, passando pelos brinquedos à corda, os relógios dos quais  o menino Hugo Cabret mantem tão bem, a perna mecânica do chefe da estação, os projetores do cinema até chegarmos ao autômato, que é uma personagem importante na condução da narrativa. 

Scorsese usa o tempo todo da metalinguagem, ou seja, o cinema sendo usado para explicar e homenagear o próprio cinema e um dos nomes mais importantes deste: George Mièles - grande nome da história do cinema, diretor, ator e roteiristas de mais de 500 filmes, considerado o mágico da sétima arte, morreu sem reconhecimento e o filme, tanto quanto o livro, dão um final feliz e merecido ao artista, um reconhecimento tardio, porém cheio de emoção. 


Destaco ainda a performance dos atores mirins: Asa Butterfield (Hugo) e Chloe Moretz (Isabella): densos e ingênuos na medida certa, além disso suas personagens estão naquela fase, tais como O Palhaço de Selton Mello, tentando descobrir qual a função deles no mundo, os dois  fazem essas descobertas de maneira emocionante, lúdica e doce, mas com certo suspense e tensão.

Vale a pena ver o filme, pois além de tudo ele é a prova de que a tecnologia pode funcionar a serviço da emoção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário