quinta-feira, 21 de abril de 2011

Colóquio na Faculdade de Educação discute ensino da história e cultura escolar

Entre os próximos dias 27 e 30 acontecerá o 1º Colóquio Ensino de História e Cultura Escolar em Diálogos de Pesquisa, organizado pelo Grupo de Pesquisa Cronos da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Tendo como público-alvo profissionais e alunos da educação, os organizadores pretendem realizar um diálogo entre a produção acadêmica feita dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e as escolas da rede pública e particular de ensino e divulgar a produção recente do grupo de pesquisa.
Dentre as várias atividades a serem desenvolvidas no colóquio, haverá mesas-redondas compostas por pesquisadores do grupo, que apresentarão suas trajetórias de pesquisa, e por professores convidados da rede pública de ensino de Juiz de Fora, que apresentarão suas reflexões sobre as temáticas apresentadas, tendo em vista a sala de aula e o cotidiano escolar.
Durante o evento será lançada a 82º edição do “Caderno Cedes – Educar para a compreensão do tempo”, que contou com a organização da professora Sônia Regina Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Para se inscrever no colóquio, o interessado deve preencher uma ficha no site e pagar R$10 no ato do credenciamento. O certificado de frequência terá carga equivalente a 40 horas de atividades e será concedido para aquele que tiver no mínimo 75% de frequência comprovada.
Grupo Cronos
O Grupo Cronos – História Ensinada, Memória e Saberes escolares -, é vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Ensino de Linguagem( Nupel ) da Faced/UFJF. Desde 2005, o grupo se dedica a investigar problemas teóricos e práticos relativos ao ensino de História e a Cultura Escolar em suas manifestações.
Ao longo de seis anos, foram desenvolvidas pesquisas individuais e coletivas, que geraram monografias, dissertações de mestrado concluídas e em construção, pesquisas financiadas pela Fapemig e teses de doutorado em andamento.
Para se inscrever clique aqui
Para conferir a programação completa clique aqui
Outras informações: www.ufjf.br/grupocronos

Fonte: Disponível em [http://www.ufjf.br/dircom/?p=41627]. Acesso em: 21/04/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário