segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encontro do Mês (Abril de 2011): A Volta do Parafuso, de Henry James


A obra: 



O livro que o grupo discutirá no mês de abril é A Volta do Parafuso (The Turn of the Screw), do escritor norte-americano Henry James. Também traduzida no Brasil como A Outra Volta do Parafuso (tradução justificada, provavelmente, pela passagem do texto em que o título original é citado: "If the child gives the effect another turn of the screw, what do you say to two children?"), a obra é uma das mais célebres de James, mesmo que com sua estrutura de conto. Narra a passagem de uma jovem governanta por uma casa de campo em Essex, na Inglaterra, seu contato com os dois sobrinhos de seu patrão, e com possíveis fantasmas que habitam o local. Essa história é, entretanto, narrada por um outro personagem, conhecido da protagonista, para um grupo de pessoas, ao redor de uma lareira. A Volta do Parafuso é tido como um dos livros mais intrigantes e assustadores da literatura mundial. 

O autor: 



Henry James nasceu em Nova York, em 1843. Com formação cosmopolita, desde muito jovem visitou países da Europa, e, em 1876, mudou-se definitivamente para Londres, onde produziu a maior parte de sua obra literária. Ainda nos Estados Unidos, iniciou carreira de Direito em Harvard, que abandonou para dedicar-se exclusivamente à sua paixão pela Literatura. Dentre seus principais escritos, estão Daisy Miller (1878), Retrato de uma Senhora (1881), Os Bostonianos (1886) e A Volta do Parafuso (1898). Foi em Londres, em 1916, que James morreu. É considerado um dos grandes nomes da literatura de língua inglesa. 

A Volta do Parafuso e o cinema: 



O livro A Volta do Parafuso foi adaptado para o cinema mais de uma vez. A versão cinematográfica mais célebre e aclamada é a de 1961, intitulada Os Inocentes (The Innocents), e dirigida por Jack Clayton. Protagonizado por Debeorah Kerr, é um clássico do cinema de horror. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário