quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novo olhar para as obras Machadianas

Mestranda apresenta um novo olhar sobre as obras de Machado de Assis



Todos conhecem, leram ou pelo menos ouviram falar de alguma obra do escritor brasileiro Machado de Assis. Mas o que podem não saber é a importância e o pioneirismo dos trabalhos do autor. Muitos pesquisadores dedicam seus estudos a entender, descobrir e apresentar os diferenciais para a época nos textos de Machado.
É o caso de Raquel Peralva Martins de Oliveira, que desenvolveu sua dissertação do Mestrado em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir das questões referentes à teoria e à crítica literária. Ela destaca que esta é umas das vertentes analisadas em seu trabalho. “Um dos objetivos principais foi verificar elementos e mecanismos que demonstrassem a postura inovadora de Machado, tendo em vista que muitas das narrativas ficcionais machadianas se oferecem como possibilidades de compreensão acerca das suas concepções teóricas e críticas.” A pesquisadora acrescenta ainda que “apesar da vasta obra machadiana há poucas publicações suas explicitamente dedicadas à crítica literária, como artigos, por exemplo”.
Segundo o orientador de Raquel, professor Gilvan Procópio Ribeiro, o trabalho fornece uma contribuição inovadora para os estudos literários. “Nessa pesquisa, os elementos são explorados sob perspectivas nunca antes analisadas.”
Tanto nas escolas quanto na academia, os debates acerca da obra literária de Machado giram, basicamente, em torno das características que possam defini-lo ou não como escritor Realista, vertente literária marcante no Brasil durante o século XIX, estas discussões serviram de subsídio para que Raquel defendesse o entrelaçamento entre o texto ficcional e o teórico. “Determinados posicionamentos teóricos e críticos de Machado permitem o aprofundamento do debate a respeito do frequente atributo de precursor de tendências.”
De acordo com Raquel, outro aspecto a ser destacado no trabalho refere-se à afinidade (antecipada) das explanações do autor com o conceito de escritura formulado por Roland Barthes no século XX. “O trabalho pode estimular novos pesquisadores a analisarem os textos ficcionais machadianos sob vieses diferentes, o que fortalece não somente os estudos em literatura, mas influenciam no entendimento da cultura da sociedade daquela época e os impactos que possam apresentar na atualidade.”


Outras informações: (32) 2102-3967 (Secretaria de Comunicação)




http://www.ufjf.br/secom/2011/12/01/mestranda-apresenta-um-novo-olhar-sobre-as-obras-de-machado-de-assis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário