quarta-feira, 1 de maio de 2013

ATA DE ABRIL


O encontro de Abril para discussão do livro Sagrada Família do mineiro Zuenir Ventura aconteceu no dia 28 de abril na casa da integrante do grupo Eliana Balena. Além da  anfitrião, estavam presente: Marcos Godoy, Marcelo Novais, Carla Machado e nossa fotógrafa, Pauliane Godoy.

Começamos com as tertúlias lembrando do festival de cinema francês que, após correr o risco de não acontecer em Juiz de Fora, foi confirmado para os cinemas Palace e Alameda nas primeira e segunda  semanas de maio. Falamos também da peça O Retrato de Dorian Gray que será apresentada nos dois próximos fins de semana no teatro do Pró-Música.

Comecei relatando como foi a presença do escritor Zuenir Ventura na programação do Sempre um Papo Oi que ocorreu no Sesi- Juiz de Fora no final de março, em que o autor teve oportunidade de contar o processo de criação da sua última obra, Sagrada Família, nosso livro do mês. Para Zuenir foi um retorno à infância passada em Friburgo, interior do Rio de Janeiro e ao mesmo tempo uma reconstrução de uma passado em que memórias e criações se misturam - segundo ele, difícil saber o que foram vivências de infância e o que foram invenções a partir de suas memórias.

As impressões sobre o livro foram boas, uma unanimidade foi de que o autor, mesmo optando por algo mais literário, não abandonou uma escrita mais direta, característica de seus outros livros e um certo habitus jornalístico. Nós concordamos que o livro é um retrato de uma classe média dos anos 40 brasileiro em que os segredos, principalmente os sexuais,  eram guardados  a 7 chaves, mas poderiam ser usados para destruir reputações ou conseguir favores.

Recomendamos a leitura da Sagrada Família e escolhemos para o mês de maio O mal estar da civilização de Sigmund Freud, tenho certeza que será imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário