quinta-feira, 16 de maio de 2013

Uma nova agenda para as políticas públicas do livro e leitura no Brasil: o surgimento do PNLL

UMA NOVA AGENDA PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO LIVRO E LEITURA NO

BRASIL: O PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA (PNLL)

Raphael de Oliveira Reis

Resumo: A realidade do livro e da leitura no Brasil está numa situação nada satisfatória. A última pesquisa
divulgada pelo Instituto Pró-Ler (Retratos da Leitura, 2012) aponta que o Brasil continua com um baixo índice de leitura, totalizando 4,1 livros por habitante/ano entre os entrevistados, sendo 2,1 inteiros e 2,0 em partes (IPL, Retratos da Leitura, 2012, p. 71). Esse índice, bem como outros resultados da pesquisa mostram as dificuldades de se construir um país de leitores, que encontra obstáculos históricos, socioeconômicos e educacionais. Dessa forma, o presente artigo pretende fazer uma breve contextualização do leitor, livro e leitura no Brasil e, principalmente, mostrar como o livro e a leitura ganharam espaço numa nova agenda de políticas públicas na área cultural e educacional, especificamente, no século XXI, com a proposta de consolidar uma política de Estado para o Livro e a Leitura com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em 2006. Assim, vamos fazer considerações sobre PNLL, o qual está estruturado em 4 eixos, a saber: 1º) democratização do acesso; 2º) fomento à leitura e à formação de mediadores; 3º) valorização da cultura e comunicação; e 4º) desenvolvimento da economia do livro. A fim de fazer uma breve contextualização do leitor, livro e leitura no Brasil, bem como a construção de um público leitor, vamos dialogar principalmente com Lindoso (2004) e com a pesquisa Retratos da Leitura de 2012, realizada pelo Instituto Pró-Ler. Para fazer considerações sobre o PNLL, estabelecemos um diálogo mais profícuo com Neto (2010), além de usarmos reflexões teóricas, tais como, Chauí (2008), Giddens (2001) e Bresser-Pereira (1995), com a finalidade de discutirmos a concepção de Estado que permeia o PNLL e a relação entre Estado e Cultura.


Palavras-Chave: Políticas Públicas do livro e leitura; Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL); Estado e Cultura.
 

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