domingo, 19 de maio de 2013

Eco Elétrico no Museu Murilo Mendes


Aconteceu, no dia 09 de maio, nos jardins do MAMM (MUSEU DE ARTE MURILO MENDES) o Eco Performances Poéticas - edição especial com o lançamento do livro Trovadores Elétricos de Anderson Pires, um dos fundadores do Coletivo - Eco Performances Poéticas.  O evento contou com aproximadamente 120 pessoas que puderam assitir  a algumas produções de vídeo poesia, sarau e, ainda, o coquetel de lançamento do livro.

O grupo Eco começou suas atividades em julho de 2008 e os saraus aconteceram, desde essa ápoca, mensalmente (toda a primeira quinta-feira do mês) no Espaço Cultural Mezcla. Com a iminência do fechamento do espaço , que se concretizou nesta última semana, o Coletivo Eco estava parado, desde janeiro de 2013, procurando um espaço que pudesse acolher música, vídeo-poesia e a poesia, grande anfitriã desses encontros, além é claro, do bom bate-papo e dos encontros que geralmente transformam-se em novas poesias.

O retorno do sarau no MAMM foi a oportunidade do reencontro com o cinema (vários vídeos poemas foram apresentados), com a boa música de Pedro Paiva (do Vinil é Arte - e que está no Eco desde a primeira apresentação) e com a boa poesia - além dos convidados: André Monteiro, Tiago Rattes, Laura Assis,  Anelise Freitas, Fred Sapada, Alexandre Faria e Julio Satyro, tivemos a oportunidade de assistir a performance de Anderson Pires apresentando o seu Trovadores Elétricos.



Vale destacar, que Anderson Pires está no coletivo Eco Perfomances Poéticas desde a primeira apresentação do sarau  no Espaço Mezcla, e que, durante estes quase seis anos de existência, o grupo teve  a passagem de vários integrantes, mas a poesia de Anderson e a música de Pedro sempre estiveram presentes. Além das apresentações em nossa cidade, o grupo já  levou  a arten da Manchester Mineira para  Rio de Janeiro, Viçosa, Belo Horizonte e outras cidades.



Na apresentação do MAMM, Anderson Pires destacou que Juiz de Fora já foi uma cidade mais pacata, que a violência vem aumentando e que a poesia, a música, a arte pode ser uma excelente arma de transformação social.



Carla Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário