segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Noites Brancas em São Petersburgo (Rússia)


    Os romances que tornaram o nome de Fiódor Dostoiévski, em minha opinião o maior escritor no conjunto das obras, foram os escritos relacionados a segunda fase de sua carreira, após sua volta do exílio da Sibéria, em 1859. Principalmente, Crime e Castigo (leitura de novembro) e Os Irmãos Karamázov (inclusive influenciou Freud em suas teorias sobre o parricídio - é uma obra espetacular!). Contudo, suas obras anteriores também são fascinantes, como é o caso de Pobre Gente e Noites Brancas (1848). Esta última nos interessa mais neste momento devido ser a obra de leitura do mês de outubro, do nosso grupo de leitura.
   O vídeo acima é um passeio pela cidade russa de São Petersburgo, exatamente nas tão famosas e fantasmagóricas Noites Brancas, período do verão em que o sol não chega a se pôr de todo, dando o ambiente uma aparência fantasmagórica. E é exatamente neste cenário que passa a história sensacional de Fiódor Dostoiévski, narração esta que nos leva a uma das grandes questões, além de outras: afinal, o que querem as mulheres? Importante ressaltar que nem Freud explicou isso...rsrs
  Boa leitura e boa viagem por São Petersburgo!

Obs.: A melhor tradução das obras de F.D certamente são as da Editora 34, visto que seus tradutores são especialistas em língua russa, além de pesquisarem as questões filológicas e documentais sobre as obras e autor - fica a dica.
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário