domingo, 2 de outubro de 2011

Tela de Pedro Américo na Europa

Pertencente ao acervo do Museu Mariano Procópio, 'Tiradentes supliciado' é um dos destaques da Europalia, que começa na terça na Bélgica.




A Fundação Museu Mariano Procópio, uma das mais importantes do Brasil no que se refere ao acervo do Segundo Império Brasileiro, apesar de fechada para visitações devido a reformas, permanece exercendo sua importante função de difusão cultural. Integrará a Europalia 2011, festival internacional de arte, que será aberto na terça em Bruxelas, na Bélgica, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Além de "Tiradentes supliciado” (conhecida popularmente como "Tiradentes esquartejado"), de Pedro Américo, que será um dos destaques da mostra "Brazil. Brasil" e que entra em cartaz no Palácio Bozar, na capital belga, outras 11 obras do acervo da Mapro integram a exibição na Europa, incluindo nove fotografias de escravos e duas cianotipias (um dos primeiros tipos de impressão fotográfica existente) do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina.

O Museu Mariano Procópio é a segunda instituição brasileira com maior número de obras no chamado Núcleo da Academia, um dos dois segmentos que integram a exposição. A entidade perde apenas para os Museus Castro Maya, do Rio de Janeiro, mas fica à frente de outros museus de renome, como o Costa Pinto, de Salvador, o Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, ambos do Rio de Janeiro.

Além de ser objeto de vários estudos e pesquisas acadêmicas, a célebre tela de Pedro Américo faz sua primeira incursão internacional, depois de ser emprestada para exposições em outras cidades brasileiras, como São Paulo, na "Bienal da antropofagia" (1998), mostra "Brasil + 500" (2000), e Ouro Preto, na coletânea "A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa" (2009).

Considerado o maior festival de artes da Europa, a Europalia presta homenagem à cultura de países estrangeiros. No total, serão 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. Além da Bélgica, as atrações passam por Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda. O festival vai até janeiro de 2012.
O Europalia ocorre a cada dois anos e virou tradição na Europa desde os anos de 1960. Até a década de 1990, apenas países europeus eram homenageados, mas depois a coordenação do festival mudou. O México, o Japão, a Rússia e a China também já foram destaques no evento. Depois do Brasil, a Índia será o próximo país homenageado, em 2013.

Fonte: http://www.tribunademinas.com.br/cultura/tela-de-pedro-americo-na-europa-1.947330, visitado em 02/10/2011.

Um comentário:

  1. NAO GOSTEI E UMA MERDA NAO TEM NADA A VER COM O QUE EU PROCUREI

    ResponderExcluir